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Quatro professores índios lecionam na graduação da Unemat
Quatro professores índios lecionam na graduação da Unemat
04/08/2006 09:28:43
por Coordenadoria de Comunicação Social

A coordenação do Projeto 3º Grau Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) informou que quatro professores indígenas que colaram grau em junho foram convidados a participar da equipe de docentes que está dando aulas a um novo grupo de 100 índios.

Conforme disse Elias Januário, professor da Unemat e coordenador do projeto, este espaço aberto pela universidade oportuniza a estes professores mostrarem a competência e habilidade para atuarem nos cursos de graduação.

“Esta é uma conquista da autonomia dos povos indígenas. Nada melhor do que eles próprios, gente do seu povo, assumir este trabalho de formação para o 3º grau. Os índios devem ser os protagonistas deste processo cada vez mais”, defendeu Januário.

O coordenador informa que estes quatro docentes convidados, Vicente (Xavante), Korotowi Tafarel (Ekpeng), Félix Adugo (Boróro) e Iokoré (Ekpeng) já vinham lecionando nos cursos de nível médio (2º grau) e, devido à dedicação e ao trabalho destacado de cada um, foi aberto este novo espaço para darem aulas nos cursos de licenciatura em Ciências Matemáticas e da Natureza, Ciências Sociais e Línguas, Artes e Literaturas.

Conforme diz o docente Iokoré, que leciona Antropologia e Arqueologia para futuros índios bacharéis em Ciências Sociais, este trabalho como professor do 3º Grau Indígena é muito importante, porque vem assegurar o repasse do conhecimento adquirido aos outros acadêmicos índios.

“Temos que falar a nossa realidade. Discutir e defender as nossas culturas e tradições, sempre respeitando cada uma das etnias existentes. Queremos contribuir, somar e passar para frente o conhecimento para as comunidades indígenas que estão dispostas a alcançar mais este direito, que é o da cidadania e acesso à Educação”, completou Iokoré.

Elias Januário informa que o corpo docente para atender aos 100 índios em graduação é formado por oito professores não-índios, além dos quatro professores indígenas convidados. “Para a próxima etapa do curso, pretendemos trazer outros professores-índios”, revelou o coordenador.

Alexandre Franco – Assessoria Secitec

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